O Significado deste Centenário das Aparições de Fátima, Acolhimento aos peregrinos.

11-05-2017 21:21

A Igreja Católica Apostólica Romana, é a embaixada do Céu na Terra. Esta instituição milenar tem a obrigação de proteger os seus fiéis, assim como Jesus Cristo protegeu os seus e nos protegeu morrendo por nós. Muitos séculos foram passando e vários foram os santos que dando testemunho da palavra de Cristo, deram sangue para que a Igreja de Roma desse sangue crescesse na protecção e na oração aos fiéis. Deus sente-se realizado quando cada missionário envageliza num canto do globo, quando cada padre cativa fiéis numa homilia e quando alguém, católico ou não, consegue mostrar caridade e ao mesmo tempo firmeza e justiça para com todos, isso é a Igreja que nos acolhe a todos.
 
 Em tempos conturbados é que sentimos Deus a trabalhar e a falar. Falamos no silêncio de Deus, mas os homens é que possuem uma surdez imensa. Foi então no dia 13 de Maio de 1917, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, que a maior serva de Deus, Nossa Senhora, desceu para falar abertamente com três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco. Deus viu pureza nestas três crianças inocentes e pobres. Ele soube que elas eram nada mais nada menos do que um instrumento para a promulgação da Paz no Mundo. Como tal Nossa Senhora revelou os Segredos de Fátima que se verificam. Em 1917 num momento em que a Rússia passava por um momento de crise que dava lugar a uma ditadura comunista e quando o Mundo atravessava a Primeira Guerra Mundial, Nossa Senhora trouxe uma mensagem de paz e de conforto, e deu uma missão para estas mesmas crianças, que cumprindo aquilo que Nossa Senhora disse, o Mundo iria presenciar uma Paz imensa, assim veriam o reflexo do rosto de Deus. 
 
 A mensagem de Fátima é uma mensagem de conforto e de salvação para todos. Foi a salvação de Fátima que permitiu que João Paulo II pudesse ter um pontificado longo e revolucionário na história do Mundo, e foi Fátima que o confortou na sua visita e na sua doença. Foi com base na filosofia de Fátima que o Cardeal Joseph Ratzinger, mais tarde Papa Bento XVI( por sinal um dos maiores teóricos do século XX e XXI), desenvolveu grandes trabalhos filosóficos no aprofundamento da Fé e da teologia. É na mensagem de Fátima e nos primeiros receptores (Os Três Pastorinhos) que o Papa Francisco explora a salvação daqueles a que menos assistimos, mas a que Deus mais presta atenção, foi o caso daquelas três crianças. 
 Fátima também está conectada com a Portugalidade, na medida que Fátima e o seu esplendor e adoração é transversal às fronteiras lusas. No Brasil, em Angola, em Moçambique, na Guiné-Bissau, S. Tomé, Cabo-Verde, em Timor-Leste, em Macau, em Goa e até no Sri Lanka, Fátima é visível. É visível nos lugares onde a nau portuguesa passou. Fátima traz conforto, um conforto quase próprio e genuíno daquilo que é o acolhimento português. Assim o assistimos no mês de Agosto, quando os emigrantes portugueses visitam a sua terra natal e não perdem tempo em cumprimentar Nossa Senhora. Mas também acaba por ser um acolhimento cristão, o acolhimento de Cristo. 
 
 Um dos papas mais adorados de sempre estará em Fátima para celebrar a Paz. Fará uma oração em árabe pelos refugiados, para que estes sintam um genuíno acolhimento que se irá fazer sentir na Cova da Iria. O presidente Trump irá encontrar-se com o Papa Francisco neste mês mariano. Se nos lembrarmos que este é de facto o mês de Maria e se lhe rezarmos, só podemos esperar luz. É necessária a bênção da Rússia para que esse grande, rico e bonito país, casa dos nossos irmãos ortodoxos, não seja instrumentalizado pelas forças do mal. 
 
 Neste centenário das Aparições lembremo-nos que o medo só serve para fazer feridas, a Europa está cheia de cicatrizes, literalmente. Não podemos ser dominados pelo medo, assim dizia Karol Józef Wojtyła. Deus falava pela sua boca quando ensinava que, nunca podemos ter medo, enquanto possuímos a Fé. 
 Há que ter Fé em Fátima para ter Fé num Mundo melhor. 
 

Voltar

Contactos

A voz dos Jovens