A comunidade de Oeiras tem um cimento: Isaltino Morais
16-01-2017 21:13

"A família oeirense continua a precisar muito de Isaltino Morais!"
Quem, como eu, teve o privilégio de crescer num meio desfavorecido, no qual cada cêntimo conta e no qual cada centímetro de progresso social é uma montanha que temos de subir, sabe a importância que a nossa comunidade tem na nossa vida.
Quem cresce no “bairro” cedo aprende que as dificuldades são muitas, mas também sabe que, se soubermos unir esforços e vontades, juntos somos capazes de superar muitas das dificuldades com que a vida nos confronta.
Eu tive esse privilégio. Tive o privilégio de crescer com a ajuda da minha comunidade e de saber que somos como uma família. Temos os nossos problemas, os nossos encontros e desencontros, mas, no fim do dia, é na nossa família que encontramos as saídas para os nossos problemas.
Foi nesta família que muitas vezes encontrei refúgio e amparo. É a ela que devo grande parte da minha formação como homem. Foi aqui que foi forjado o meu carácter!
Esta solidez da nossa comunidade, que conheço ainda melhor com o contacto com a comunidade cabo-verdiana, é resultado do trabalho, dedicação e amor à comunidade oeirense de um homem bom. Oeiras tem a sorte de ter entre os seus um homem que sonhou ajudar a sua família mais alargada, a sua comunidade. Deu casa, aos mais pobres. Mas não lhes deu apenas casa, deu-lhes abrigo e dignidade.
Isaltino Morais é muito apreciado pelos africanos porque foi um político português que tratou os africanos como iguais! E isso faz toda a diferença. Mas não são apenas os africanos que sentem o carinho de Isaltino Morais, são os mais pobres, os mais frágeis, os desfavorecidos ou os ofendidos.
Isaltino Morais tem uma característica única: faz com que cada um de nós se sinta especial, se sinta único! É um homem que nos olha nos olhos quando fala connosco. É um homem que sentimos que sente as nossas dificuldades. É um homem que conhece as dificuldades da vida.
Se se passa uma vida inteira a ser olhado como menos, quando nos sentamos à frente de Isaltino Morais e este nos trata como iguais, isso emociona-nos, liberta-nos!
Isaltino Morais foi a energia que libertou a comunidade oeirense. Ele é a energia positiva que fez de Oeiras o melhor concelho de Portugal!
Gostava de poder dizer, porque gosto de Isaltino Morais, que a sua tarefa está terminada e que pode continuar afastado do cargo que o fez feliz, e que nos fez, oeirenses, tão felizes, mas assim não é!
Tenho 26 anos. Vivi quase toda a minha vida com Isaltino Morais presente. Não conheço ninguém da minha idade que não veja em Isaltino Morais o nosso líder. A minha geração é a geração “Isaltino”.
Nós, particularmente os menos afortunados, devemos-lhe as oportunidades que nos possibilitou de crescermos na vida. Em conjunto com os demais estratos sociais, devemos-lhe a estabilidade que se vive em Oeiras: velhos e novos; ricos, remediados e pobres; brancos, negros e ciganos; portugueses ou estrangeiros – todos temos um lugar em Oeiras, todos vivemos em paz uns com os outros!
Oeiras continua a precisar da visão, humanismo e sentido de respeito pela dignidade de todos. Precisamos de chamar de volta estas qualidades para a nossa liderança. Oeiras precisa de recuperar o seu caminho. Este é o tempo de pedir a Isaltino Morais que não se esqueça da sua família alargada, a família oeirense.
A família oeirense continua a precisar muito de Isaltino Morais