Apresentação

Hoje, 5 de Outubro de 2016, temos o prazer de apresentar “A Voz dos Jovens”. A escolha da data não foi inocente. Nesta dia, celebramos a fundação de Portugal a 5 de Outubro de 1143 e a Implantação da República a 5 de Outubro de 1910. Ambas as efemérides estão profundamente associadas ao nosso projeto. A primeira lembra-nos o esforço hercúleo dos fundadores da Nação, que deve servir-nos de alento para lutar por Portugal. Cabe-nos, a nós jovens, honrar o passado através da construção de um futuro melhor! A segunda data remete-nos para alguns ideais da revolução de 1910. A pluralidade democrática, a liberdade política ou o sufrágio popular são parte de uma visão de sociedade que pretendemos abraçar. Queremos que sejam também esses os valores da “Voz dos Jovens”.
“A Voz dos Jovens” nasceu nos corredores das universidades, nas salas de aula dos liceus, nos cafés das nossas cidades, nas discussões dos intervalos, nos debates da nossa juventude e nas conversas com amigos ou até com desconhecidos. Inspirados por estes debates, decidimos passar as nossas ideias para o papel. Daí, não tardou muito até decidirmos criar uma plataforma online. Assim, nasceu “A Voz dos Jovens”.
Desde o início que nos preocupámos em abrir este espaço de debate a vários participantes. Assim, reunimos uma equipa de “Vozes” jovens, que, no seio da sua comunidade, defendem os seus ideais, pondo-os em prática através de uma participação cívica ativa. Com as mais diversas opiniões, oriundos dos mais diversos meios e crentes nas mais diversas ideologias, preocupámo-nos em privilegiar jovens que se tenham destacado na sociedade civil.
O nosso objectivo é simples, mas também árduo: pretendemos criar um espaço de opinião, onde jovens se possam expressar e ao mesmo tempo debruçar sobre questões da nossa actualidade, levando outros jovens a refletir sobre as mesmas. Pretendemos dar Voz a uma geração muitas vezes desprezada, rotulada de incompetente, hedonista ou até desprovida de preocupações éticas e civis! Recusamo-nos a aceitar tais rótulos e queremos mostrar que em Portugal há jovens preocupados com a Causa Pública e com o que ocorre no Mundo! Queremos ser uma prova de que a juventude portuguesa se dedica a causas, abraçando-as para trabalhar por uma sociedade melhor!
O blogue funcionará com uma periodicidade fixa, publicando diariamente um artigo de um dos nossos cronistas. Contaremos também com contributos de outros membros da sociedade civil, que serão nossos convidados. Pretendemos dar um particular enfoque à actualidade, abordando exaustivamente toda a panóplia de temáticas associadas à participação cívica.
Mais importante que tudo, este é o contributo de uma geração, este é um contributo que queremos dar à sociedade, aos jovens e em particular à Nação. Desejamos a todos boas leituras e, sobretudo, que esta iniciativa se traduza num incremento da participação cívica jovem! Os jovens deste País tem opinião, esta é a sua Voz.
Em nome da coordenação e de todos os participantes,
Gabriel Albuquerque
5/10/2016